17/06/2015 - Eliane Tenório - Núcleo Agricultura
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e também coordenador do Grupo Gestor do ABC Tocantins, Fernando Fernandes Garcia participou, no último dia 11, em Brasília (DF), da oficina “Monitoramento e Avaliação dos Planos ABCs nos Estados da Amazônia Legal”, promovida pelo Observatório ABC.
O encontro aconteceu para realizar trocas de experiências e informações entre os grupos Gestores do Plano Nacional de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) nos estados da Amazônia legal. Participaram do evento representante do Plano dos estados, do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
Segundo Fernando Garcia, o Observatório ABC vem participando do monitoramento do Plano ABC por acreditar nas ações propostas no Plano ABC. O Tocantins aplicou recursos, no período de julho de 2011 a fevereiro de 2015, no valor de R$ 453,9 milhões, com a realização de 1.923 contratos de crédito rural, o que dá ao estado o status de 1° lugar da região norte e 7° no Brasil na aplicação de recursos do crédito rural do Programa ABC.
“Essa foi uma grande oportunidade de mostrar os bons resultados obtidos pelo Tocantins nas atividades e execução do plano ABC, graças às ações implementadas pelo grupo gestor”, disse. O compromisso do Tocantins é contribuir de 8,5 a 10,5%, da meta nacional que é a de reduzir de 36,1 a 38,9%, das emissões de gases de efeito estufa, no período de 2010 a 2020.
Mais ações
De acordo com Fernando Garcia, o Grupo Gestor do Plano ABC para o Tocantins vem sendo desenvolvido desde 2011 e nesse período o Tocantins realizou ações como a divulgação de informações e realização de cursos de capacitação, instalação de 40 unidades de referências tecnológicas em 26 municípios tocantinenses, e a participação de 5.400 pessoas em diversos eventos técnicos.
ABC no Tocantins
Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o qual é composto por um conjunto de ações voltadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na produção agropecuária, com metas estabelecidas até 2020 e parte da Política Nacional de Mudanças Climáticas e dos compromissos assumidos pelo Brasil na 15ª Conferência das Partes (COP-15), da Convenção do Clima.
Observatório ABC
O Observatório ABC é uma iniciativa voltada a engajar a sociedade no debate sobre a agricultura de baixo carbono. Coordenado pelo Centro de Estudo de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro) e desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), tem como foco a implementação do Grupo Gestor
Grupo gestor
No Tocantins o grupo gestor é composto por servidores da Secretaria de Seagro, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFMDA), Superintendência Federal da Agricultura no Estado do Tocantins (SFA-TO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA – Embrapa), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar- TO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB-TO), The Nature Conservancy (TNC Brazil).
Fonte: site da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário