quarta-feira, 6 de março de 2013

Embrapa e parceiros iniciam os trabalhos nas propriedades que se tornarão Unidades de Referência Tecnológica do Projeto ABC TO

Projeto ABC TO
Ações do documento
  •  
  • Print this page

  • Nos meses de janeiro e fevereiro, a Embrapa Pesca e Aquicultura visitou as futuras Unidades de Referência Tecnológica do projeto “Transferência de tecnologia para consolidação de uma agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins (ABC-TO)”. 
    Os técnicos da Embrapa, Cláudio França Barbosa, Deivison Santos e Pedro Henrique Rezende Alcântara percorreram mais de 11 mil quilômetros para visitar 28 cidades e conhecer 30 propriedades no estado do Tocantins e duas no nordeste de Goiás.
    O projeto visa contribuir para a consolidação de práticas sustentáveis de agricultura no estado, através da capacitação continuada de técnicos multiplicadores nas tecnologias envolvidas na Recuperação de Pastagens Degradadas (RDP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas de Plantio Direto (SDP).
    Pedro Alcântara informou que as propriedades visitadas foram pré-selecionadas pelos técnicos multiplicadores participantes do projeto, de acordo com critérios determinados nas etapas anteriores de capacitação, realizadas em setembro e dezembro de 2012. Feito isso, os técnicos da Embrapa foram a campo para conhecer as fazendas e iniciar o planejamento das ações para a safra de 2013/2014.
     “Um dos objetivos foi sensibilizar os produtores quanto à necessidade de confiar no trabalho dos técnicos multiplicadores locais, os quais estão sendo capacitados para acompanhar todos os trabalhos realizados nas propriedades e recebendo o suporte técnico da Embrapa para o desenvolvimento das atividades”, pontuou Alcântara.
    Os produtores, muitas vezes, querem utilizar as tecnologias, mas não estão próximos da pesquisa e da extensão, para obterem as informações corretas. “O projeto possibilita essa aproximação e o fluxo de informação é facilitado, o que otimizará nossos resultados”, disse Pedro.
    Hoje, os multiplicadores estão levantando todos os dados relevantes da propriedade para a realização de um diagnóstico da situação atual das propriedades. Esta ação será importante para a elaboração de um projeto técnico para o desenvolvimento da propriedade rural. Todas estas etapas estão sendo realizadas considerando a aptidão de cada produtor. O projeto trabalha com o conceito de que o produtor é o agente verdadeiramente capaz de promover a mudança da realidade da agropecuária tocantinense, sendo os técnicos multiplicadores e a Embrapa catalisadores deste processo.
    As ações para a safra 2013/2014 são planejadas de forma conjunta pelos técnicos da Embrapa, técnicos multiplicadores e pelos produtores. No planejamento são consideradas as características de cada propriedade, além das questões mercadológicas e a aptidão regional. “Assim conseguimos inserir as tecnologias preconizadas pelo projeto, de acordo com a realidade de cada produtor, para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e social das propriedades”, ressaltou Alcântara.
    As técnicas disponibilizadas são passíveis de adaptação para atender pequenas, médias e grandes propriedades. O produtor ou técnico que deseje participar do projeto pode obter maiores informações entrando em contato com a Embrapa, pelo e-mailcnpasa.cursos@embrapa.br. Os módulos de capacitação do projeto acontecem com frequência quadrimestral e, entre a realização de cada etapa, os técnicos da Embrapa visitarão as Unidades de Referência Tecnológica, para acompanhamento das atividades.
    As cidades visitadas no Tocantins foram: Ponte Alta do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Goiatins, Cariri do Tocantins, Gurupi, Alvorada, Araguaçú, Peixe, Dueré, Combinado, Taguatinga, Almas, Chapada de Areia, Porto Nacional, Pium, Augustinópolis, Axixá, Angico, Pedro Afonso, Nova Olinda, Arapoema, Rio Sono e Miracema do Tocantins. Em Goiás, os técnicos visitaram Monte Alegre e Campos Belos.



    Texto de Sandra Maria Brito
    Jornalista MTb 06230/MG
    Embrapa Pesca e Aquicultura
    (63) 3218-2953
    sandra.brito@embrapa.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário