segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia de Campo ABC TO Pium

Olá amigos,


no último dia 16 realizamos o primeiro dia de campo do projeto, o qual aconteceu na Fazenda Trigueira, Pium-TO.

O dia de campo contou com a participação de 117 pessoas entre técnicos, produtores e estudantes. Dentre os participantes, estiveram presentes dois técnicos participantes da capacitação continuada Jerônimo da Silva de Paraíso do Tocantins e Edmilson Rodrigues de Palmas, responsável técnico do projeto da URT Pium. Foram demonstradas materiais de arroz de terras altas indicados para o Tocantins e demonstrado o trabalho de reforma de 21 ha de pastagens com Sistema Barreirão utilizando arroz. 

Demonstramos a viabilidade técnica e econômica do sistema para a situação da Fazenda Trigueira. Espera-se a obtenção de uma margem bruta de R$ 800,00/ha, além da pastagem formada. Como principais resultados destacamos a sensibilização dos produtores da região quanto a viabilidade do sistema. 

Esperamos em breve estar realizando o mesmo trabalho nas demais URTs do projeto. Para o próximo período chuvoso, acredito que já teremos muitas URTs aptas para a realização deste tipo de trabalho, importante para a ampliação da adoção das tecnologias e da carteira de clientes de assistência técnica de vocês. 


Fotos do evento:


Fotos: Sandra Brito














quarta-feira, 6 de março de 2013

Embrapa e parceiros iniciam os trabalhos nas propriedades que se tornarão Unidades de Referência Tecnológica do Projeto ABC TO

Projeto ABC TO
Ações do documento
  •  
  • Print this page

  • Nos meses de janeiro e fevereiro, a Embrapa Pesca e Aquicultura visitou as futuras Unidades de Referência Tecnológica do projeto “Transferência de tecnologia para consolidação de uma agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins (ABC-TO)”. 
    Os técnicos da Embrapa, Cláudio França Barbosa, Deivison Santos e Pedro Henrique Rezende Alcântara percorreram mais de 11 mil quilômetros para visitar 28 cidades e conhecer 30 propriedades no estado do Tocantins e duas no nordeste de Goiás.
    O projeto visa contribuir para a consolidação de práticas sustentáveis de agricultura no estado, através da capacitação continuada de técnicos multiplicadores nas tecnologias envolvidas na Recuperação de Pastagens Degradadas (RDP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas de Plantio Direto (SDP).
    Pedro Alcântara informou que as propriedades visitadas foram pré-selecionadas pelos técnicos multiplicadores participantes do projeto, de acordo com critérios determinados nas etapas anteriores de capacitação, realizadas em setembro e dezembro de 2012. Feito isso, os técnicos da Embrapa foram a campo para conhecer as fazendas e iniciar o planejamento das ações para a safra de 2013/2014.
     “Um dos objetivos foi sensibilizar os produtores quanto à necessidade de confiar no trabalho dos técnicos multiplicadores locais, os quais estão sendo capacitados para acompanhar todos os trabalhos realizados nas propriedades e recebendo o suporte técnico da Embrapa para o desenvolvimento das atividades”, pontuou Alcântara.
    Os produtores, muitas vezes, querem utilizar as tecnologias, mas não estão próximos da pesquisa e da extensão, para obterem as informações corretas. “O projeto possibilita essa aproximação e o fluxo de informação é facilitado, o que otimizará nossos resultados”, disse Pedro.
    Hoje, os multiplicadores estão levantando todos os dados relevantes da propriedade para a realização de um diagnóstico da situação atual das propriedades. Esta ação será importante para a elaboração de um projeto técnico para o desenvolvimento da propriedade rural. Todas estas etapas estão sendo realizadas considerando a aptidão de cada produtor. O projeto trabalha com o conceito de que o produtor é o agente verdadeiramente capaz de promover a mudança da realidade da agropecuária tocantinense, sendo os técnicos multiplicadores e a Embrapa catalisadores deste processo.
    As ações para a safra 2013/2014 são planejadas de forma conjunta pelos técnicos da Embrapa, técnicos multiplicadores e pelos produtores. No planejamento são consideradas as características de cada propriedade, além das questões mercadológicas e a aptidão regional. “Assim conseguimos inserir as tecnologias preconizadas pelo projeto, de acordo com a realidade de cada produtor, para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e social das propriedades”, ressaltou Alcântara.
    As técnicas disponibilizadas são passíveis de adaptação para atender pequenas, médias e grandes propriedades. O produtor ou técnico que deseje participar do projeto pode obter maiores informações entrando em contato com a Embrapa, pelo e-mailcnpasa.cursos@embrapa.br. Os módulos de capacitação do projeto acontecem com frequência quadrimestral e, entre a realização de cada etapa, os técnicos da Embrapa visitarão as Unidades de Referência Tecnológica, para acompanhamento das atividades.
    As cidades visitadas no Tocantins foram: Ponte Alta do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Goiatins, Cariri do Tocantins, Gurupi, Alvorada, Araguaçú, Peixe, Dueré, Combinado, Taguatinga, Almas, Chapada de Areia, Porto Nacional, Pium, Augustinópolis, Axixá, Angico, Pedro Afonso, Nova Olinda, Arapoema, Rio Sono e Miracema do Tocantins. Em Goiás, os técnicos visitaram Monte Alegre e Campos Belos.



    Texto de Sandra Maria Brito
    Jornalista MTb 06230/MG
    Embrapa Pesca e Aquicultura
    (63) 3218-2953
    sandra.brito@embrapa.br

    terça-feira, 5 de março de 2013

    Dia de Campo ABC TO em Pium-TO

    Amigos,

    é com satisfação que anunciamos o primeiro Dia de Campo do Projeto ABC TO. O mesmo acontecerá na Fazenda Trigueira em Pium-TO no dia 16/03. 

    Esta propriedade foi a primeira a ser inserida no projeto e está sob a responsabilidade técnica do colega Edmilson Rodrigues do Ruraltins de Palmas. 

    Aguardamos vocês no evento!


    Jornal Eletrônico iLPF

    Prezados amigos,

    compartilho com vocês duas matérias do Jornal Eletrônico iLPF. Trata-se de uma publicação mensal da Embrapa trazendo notícias e assuntos técnicos relacionados à Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF). Reparem a relevância do trabalho que podemos estar desenvolvendo em breve.

    Destaco nesta edição as seguintes matérias:

    Dia de Campo na Embrapa Agrossilvipastoril reúne mais de 500 pessoas: http://boletimilpf.cnpms.embrapa.br/noticia.php?ed=MTI=&id=NDc=

    Integração milho braquiária traz benefícios ao solo e ao bolso do produtor:
    http://boletimilpf.cnpms.embrapa.br/noticia.php?ed=MTI=&id=NDY=

    Destaco que a integração milho braquiária está sendo muito bem executado na URT sob responsabilidade do colega Gilson Pedreira em Taguatinga-TO (imagens abaixo). Aconselho a todos os técnicos e produtores  da região envolvidos no projeto a procurarem mais informações sobre o sistema com o referido colega na Adapec de Taguatinga.



















    Imagem: Gilson Pedreira


















    Imagem: Pedro Alcântara